domingo, 28 de outubro de 2012

Cheque-mate

Não há padrão que grite mais "Inverno" do que o xadrez.

Nunca mais me esqueço de ir à Rua Augusta e à Rua do Ouro, com a minha mãe, comprar tecidos para mandar costurar umas saias de fazenda rodadas, com alças. O xadrez foi o escolhido e os dias em que as vestia ficaram gravados para sempre. Adorava-as. Tanto que estou a pensar seriamente em entrar numa de revivalista e recuperar o modelo para os tempos de hoje. Novamente, em xadrez.

Saias e memórias de infância à parte, para mim, este padrão é sinónimo de conforto e é a forma de me apaziguar com o Outono e o Inverno. De abraçar os dias de frio e chuva e dar valor às castanhas assadas, às lareiras e aquecedores, recantos de leitura, ao estudo, a uma chávena de chá quente e a outras coisas boas e reconfortantes. Bem, e ao Natal.

Em saias, calças, vestidos, camisas, casacos e até acessórios. As camisas têm especial graça usadas com peças mais formais. 

Sem comentários: